Oportunidades de negócios no segmento de energia (demanda reprimida, lucratividade segura, tecnologia consagrada...) (conheça o mercado...)
Características gerais dos Gaseificadores Craqueadores Catalisados ALKFIRE.
Os gaseificadores de biomassa produzidos pela ALKEM, são do tipo fluxo descendente (“Down-Draft”), para produção de gás combustível. O gás produzido é adequado para substituir combustíveis fósseis, em qualquer aplicação.
Normalmente, o gás produzido é limpo e pode ser distribuído à quente para utilização melhorando a eficiência térmica final.
Os gaseificadores craqueadores catalisados ALKEM operam a pressão inferior à atmosférica na linha de sucção, após o compressor de vazão a pressão é superior e suficiente para a distribuição do gás.
A principal diferença dos gaseificadores craqueadores catalisados ALKEM em relação aos gaseificadores convencionais é a “ausência de ventilação de ar” na câmara de reação, e consiste em uma mudança de paradigma substancial.
Isso é possível graças à inserção de bicos de maçarico operando com o Gás de Alta Energia - GAE, produzido nos eletrolisadores industriais da ALKEM (mais detalhes no site: ( www.alkem.com.br ). O GAE eleva a temperatura da câmara de reação para além dos 2000ºC onde ocorre a gaseificação e craqueamento da biomassa. O GAE produz seu próprio suprimento de oxigênio, pois é feito a partir da água e eletricidade, por isso dispensa aeração da câmara.
As reações químicas ocorrendo na câmara de alta temperatura vão além da combustão que normalmente produz o monóxido de carbono (fórmula química - CO) nos gaseificadores convencionais, mas incluem também o craqueamento que produz Metano e Hidrogênio, com melhor aproveitamento energético da biomassa e maior quantidade de gás total para a mesma biomassa.
A biomassa triturada é abastecida continuamente por sistema de fusos e permite a operação contínua, 24 horas por dia sem interrupção.
As cinzas produzidas são vitrificadas pela alta temperatura e coletadas na parte inferior por uma caixa de coleta que aproveita a energia residual no aquecimento de água/ar, ou em selo de água.
Os coletores podem ser dimensionados para maior ou menor quantidade de cinzas dependendo da origem da biomassa, além disso a vitrificação torna inertes quaisquer contaminantes que possam conter, função da origem da biomassa como a de resíduos urbanos ou industriais que podem carrear contaminação.